Noções básicas de literatura

Na literatura, a ficção é qualquer história criada por um autor; em seu significado mais genuíno, é um ato ou efeito de fingir, imaginar, simular.

Poesia é ficção porque nela o poeta expressa emoções fingidas, observado em “Autopsicografia” de Fernando Pessoa, escritor português considerado como um dos maiores poetas do século XX. Alguns de seus poemas eram assinados por diversos de seus heterônimos (outros autores inventados por ele), entre os quais se tornaram mais conhecidos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis.


Segundo Platão, filósofo grego da Antiguidade, as palavras podem ser usadas como veneno, remédio e cosmético, pois podem exercer funções de ofender ou machucar, ajudar ou confortar e embelezar, respectivamente.

O texto é constituído de palavras que se relacionam entre si, assim como os fios num tecido, ou seja, pode-se dizer que o texto é uma trama de palavras. Estas não precisam, necessariamente, formar frases, isto é, apresentar sentido completo.

Campo semântico

O campo semântico é o conjunto dos significados, dos conceitos, que uma palavra possui, mediante os contextos em que é utilizada. Exemplo:

campo-semantico-2

Sentido metafórico

  • metáfora: figura de linguagem em que a palavra é usada no sentido que não lhe é próprio para estabelecer relação de semelhança. Exemplo:

whatsapp-image-2017-01-29-at-18-53-36

Poesia concreta

Tem como característica primordial o uso das disponibilidades gráficas que as palavras possuem sem preocupações com a estética tradicional de começo, meio e fim.

Outros atributos que podemos apontar deste tipo de poesia são:

– a eliminação do verso;

– o aproveitamento do espaço em branco da página para disposição das palavras;

– a exploração dos aspectos sonoros, visuais e semânticos dos vocábulos, por esta razão, atribui-se o nome de verbivocovisual;

– decomposição das palavras;

– possibilidades de múltiplas leituras;

– geralmente, expressa críticas.

Exemplo:
beba_p

Em seu poema Beba coca-cola, o mais conhecido das produções de Décio Pignatari, é possível encontrar algumas características do Concretismo na poesia: a presença de um símbolo da vida moderna, urbana e industrializada, e a troca na ordem das letras do famoso slogan “Beba Coca-Cola”. Mas o tom do poeta é irônico e crítico, principalmente ao usar letras do nome Coca-Cola para terminar o poema com a palavra “cloaca”, significando a redução ao imundo.

Poesia lírica

Expressa sentimentos de um eu lírico ou eu poemático criado pelo poeta.

Texto literário

  • aspecto formal: trata da estrutura do texto. Exemplos: distribuição de parágrafos em prosas; versos, estrofes, rima e sonoridade em poemas;
  • aspecto temático: trata do conteúdo, assunto a ser desenvolvido. Podem ser adotados os sentidos denotativo (próprio) ou conotativo (figurado).

Deixe um comentário