A vírgula é um elemento do nosso código linguístico e, facilmente, altera o sentido de uma frase, por isso, deve ser empregada corretamente. É um símbolo que, geralmente, é utilizado de maneira errada e tem as funções de marcar as inflexões de voz, enfatizar e retirar ambiguidades de um período.
Não se usa vírgula no seguinte caso:
Antes de falar o primeiro item, é necessário comentar sobre ordens direta e inversa de uma frase.
A ordem direta é composta por sujeito + verbo + complemento + adjunto adverbial (às vezes, alguns dessa sequência podem ser excluídos).
Já a ordem inversa é formada por qualquer outra sequência e, na maioria dos casos, demanda o uso de vírgulas. Alguns exemplos de ordem inversa são:
- Adjunto adverbial + sujeito + verbo + complemento
- Sujeito + adjunto adverbial + verbo + complemento
A soma verbo + complemento + adjunto adverbial forma o predicado da frase.
1. A vírgula não é usada para separar termos que se ligam entre si diretamente, analisando a sintaxe.
a) Não se usa vírgulas entre sujeito e predicado.
Ex.: Todos os ambulantes foram presos. (Todos os ambulantes = sujeito; foram presos = predicado).
b) Não se usa vírgulas entre nome (ou núcleo do sujeito) e complemento nominal ou adjunto adnominal.
Ex.: A surpreendente separação de Fátima Bernardes e William Bonner gerou reações entre os usuários do Twitter e Facebook. (A surpreendente = adjunto adnominal; separação = nome).
Em suma, não se usa vírgulas na ORDEM DIRETA da oração. Qualquer outra sequência, se o adjunto adverbial for longo, requer o uso de vírgulas. Se o adjunto for curto, a vírgula é facultativa.
Exemplos:
- Hoje comprei uma vaca. (Está na ordem inversa, mas o adjunto adverbial é curto, logo, não requer vírgulas).
- O preço do café, em razão de sua abundância, vem caindo. (Ordem inversa com adjunto adverbial – vírgulas necessárias).
- O menino foi ao banheiro. (Ordem direta – vírgula desnecessária).
Usa-se a vírgula:
2. Para marcar intercalação:
a) do adjunto adverbial: O aquecimento global, em virtude de aumento da temperatura, é pauta frequente nas conferências políticas e climáticas.
b) da conjunção: O aluno não estudou para a prova. Conseguiu, todavia, uma nota boa.
c) das expressões explicativas: Os empregadores querem profissionais que lhe tragam mais vantagens, isto é, potencializem o lucro da empresa. – As expressões podem ser “isto é”, “em suma”, “ou seja”, “vale dizer”, “a propósito”, entre outras.
3. Para separar elementos enumerados ou que exercem a mesma função sintática.
Exemplos:
- O temporal destruiu muros, e árvores, e casas, e cidades. – Neste caso, a repetida presença da conjunção “e” (polissíndeto – repetição de uma conjunção) também justifica a presença de vírgulas.
- Na tragédia, morreram avó, pai, irmão e tio.
4. Para isolar:
a) aposto: Anne Frank, considerada uma das mais famosas vítimas do Holocausto, escreveu um diário enquanto escondida dos nazistas.
b) VOCATIVO: Silvia, você poderia imprimir o arquivo para mim, por favor?
c) orações intercaladas: E o corrupto, perguntei, foi preso ou não?
d) orações subordinadas adjetivas explicativas: As paredes, que estavam sujas, foram destruídas.
e) complemento verbal ou nominal antecipados: “Um medo terrível, eu senti naquele momento” (inversão do objeto direto).
f) nomes de lugares, quando é mencionada alguma data: Brasília, 2 de janeiro de 2016.
5. Nos seguintes casos de orações subordinadas adverbiais:
- destaque da subordinada;
- oração principal é muito longa;
- subordinada precede a principal.
6. Para omitir uma palavra.
Exemplo: Elisabeth, a todos os seus empregados, deu ordens: ao seu marido, apenas uma ofensa.
7. Para separar orações coordenadas assindéticas e as sindéticas, salvo as introduzidas pela conjunção “e”, quando se referem ao mesmo sujeito e expressam adição.
Exemplos:
- Fui ao banco, almocei, comprei um lápis e cheguei à casa daquela mulher.
- O aluno pensou que não estava em apuros, mas foi suspenso.
- Eu contei uma piada e levei uma bofetada (adição).
- Ela disse-lhe o que achava da ideia, e ele ficou ofendido (adição).
- A senhora apertou a campainha, e ninguém veio atender (adversidade).
8. Para marcar inversão dos objetos pleonásticos antepostos ao verbo (pleonasmo é uma figura de linguagem caracterizada pela redundância).
Exemplo: Aos pesquisadores, não lhes destinaram verba alguma.
Para acessar alguns exercícios de uso de vírgulas elaborados por vestibulares, clique em exercicios-sobre-uso-da-virgula.