A hidrosfera

A Terra é composta por 25% de terra e 75% de água, sendo 97% salgada e 3% doce (rios, lagos, geleiras, vapor d’água e gotículas no ar e lençóis freáticos).

A quantidade de água no planeta se conservou desde a sua formação e tende a permanecer praticamente a mesma. Uma parte é perdida quando o vapor d’água , ao passar pela alta atmosfera, sofre dissociação (quebra) de sua molécula, formando hidrogênio e oxigênio, mas acaba voltando, de certa forma, pois cometas, em atrito com o ar, viram vapor d’água.

Propriedades da água

Densidade e volume são grandezas inversamente proporcionais, ou seja, quando uma aumenta, a outra diminui, de acordo com a fórmula:sem-tituloConsiderando-se a massa constante, todas as substâncias em seus estados sólidos são menos volumosas e mais densas que em seus estados líquidos. Exemplo: Se benzeno sólido for imerso em benzeno líquido, afundará por ser mais denso.

Isto vale para qualquer substância, exceto a água.

No água sólida, as moléculas formam um arranjo tetraédrico, em que cada molécula é cercada por outras quatro. Este arranjo provoca a formação de pontes de hidrogênio (uma forte ligação intermolecular) deixando-as em formas hexagonais, com espaços no meio preenchidos por ar:forma-hexagonal

Portanto, no gelo, as moléculas de água se separam mais umas das outras do que na água líquida. Isso significa que a água se expande quando congela, aumenta o seu volume, logo o gelo é menos denso que a água.

Em virtude dessa diferença de densidade, as águas dos lagos e mares não se congelam completamente, pois forma-se uma camada de gelo menos densa que fica na superfície e cria um isolante térmico natural que faz com que a água abaixo dela permaneça na fase líquida. Isso salva a vida animal e vegetal dos lagos e mares.

O gelo funciona como um isolante térmico porque o seu calor específico é menor que o da água.

Calor específico é a capacidade da substância de receber calor e aumentar sua temperatura. A água apresenta um calor específico muito alto, ou seja, precisa de muita quantidade de calor para aumentar sua temperatura.

A terra esfria mais rapidamente do que o mar quando o sol se põe e durante a noite o resfriamento lento permite que a água libere calor para a terra nas proximidades. Portanto a água impede que ocorram grandes variações de temperatura no planeta.

Abundância dos elementos na hidrosfera

Na água do mar, há uma maior quantidade de íons de cloro em relação aos de sódio, pois não está só presente no cloreto de sódio (NaCl), mas também em outros sais como cloreto de magnésio (MgCl2), cloreto de potássio (KCl) e cloreto de cálcio (CaCl2).

Enquanto o íon mais abundante nos rios (água doce) geralmente é o bicarbonato. O rio, quando chega ao mar, leva todos esses íons que serão utilizados na formação de exoesqueleto em animais marinhos e corais.

Água salobra é aquela que possui uma quantidade de sais maior que a da água doce e menor que a da água do mar. Está presente no estuário quando há a mistura da água do rio com o mar.

Água dura

Apresenta grande quantidade de sais de cálcio e magnésio dissolvidos.

Não produz espuma com os sabões e formam as estalactites e estalagmites nas cavernas.

Deixe um comentário